
Modalidades Terapêuticas
Meios Físicos
Terapia Magnética
Aplicação de campos magnéticos no corpo do paciente, em cama magnética ou com solenóides. Objetivos: Redução de inflamação, regeneração e cicatrização de tecidos e analgesia, atuando em tecidos profundos.
Terapia Laser
Utilização de uma luz artificial para emissão de radiação eletromagnética na forma de fotões que induz uma resposta de fotobiomodulação. Atua na pele, no sistema músculo-esquelético e no sistema nervoso central e periférico. Objetivos: Efeito anti-inflamatório, analgésico, estimulação da reparação de tecidos e promoção de cicatrização.
Eletroacupuntura
Passagem de energia elétrica a partir de pontos de acupuntura, de forma a tirar proveito do mecanismo de neuromodulação da acupuntura. ​​ Acupuntura: introdução percutânea de agulhas em locais especÃficos do corpo e pontos motores, promovendo a sua estimulação. Envolve, assim, uma interligação de eventos de transmissão nervosa que ocorrem desde o neurónio ao cérebro e vice-versa, afetando a atividade sensorial, motora e autónoma em função dos nervos visados. Ação local, segmentar, hétero-segmentar e central, manifestando-se sobretudo ao nÃvel da modulação da dor e da regulação das funções autónomas viscerais e neuroendócrinas. ​ ​ Objetivos: Controlo da dor, neuromodulação e regulação das funções autónomas viscerais e neuroendócrinas.
Estimulação Elétrica
Transmissão de corrente elétrica, gerada por um dispositivo electroestimulador, por via transcutânea. Objetivos: Redução da perceção de dor e estimulação de tecidos excitáveis, de modo a promover a contração músculo- esquelética, aumento da força e massa muscular, assim como da capacidade oxidativa do músculo. Tipos: TENS (Transcutaneous electrical nerve stimulation)​ NMES (Neuromuscular eletrical stimulation) EMS (Eletrical muscle stimulation)




Cinesioterapia Passiva
Realização de movimentos passivos de amplitude articular e de alongamento, sem participação ativa do paciente na movimentação.
​
Objetivos: Aumento da consciencialização da estrutura, da função neuromuscular e do ângulo articular, diminuição da possibilidade de formação de contraturas, aceleração da recuperação pós-cirúrgica, manutenção da elasticidade dos músculos, dos tendões e dos tecidos peri-articulares, alongamento dos tecidos patologicamente encurtados e diminuição da dor.
​

Cinesioterapia Ativa
Execução ativa de um movimento específico, aquisição de uma postura específica e re-educação da marcha.
​
Objetivos: Redução da dor, promoção do uso do membro com a maior celeridade possível, melhoria do ângulo articular, da mobilidade e da flexibilidade em geral, prevenção da atrofia muscular, de lesão articular, ligamentar e de lesões futuras, fortalecimento dos músculos, melhoria da propriocepção e do equilíbrio e promoção de uma reintrodução segura do exercício.
​​
​
Hidroterapia
Exercício terapêutico de baixo impacto com redução de carga (principalmente nas articulações), que consiste na imersão total ou parcial do paciente em água.
​
Pode ser realizada em passadeira subaquática (disponível no nosso consultório) e/ou em piscina.
As propriedades da água determinam os seus benefícios e segurança: flutuabilidade, capacidade térmica, pressão hidrostática, turbulência, viscosidade/resistência, tensão superficial.
A aplicação desta modalidade terapêutica permite executar alguns exercícios que não seriam possíveis de realizar em ambiente terrestre.
Objetivos: Controlo de dor, melhoria da função, formação do padrão de marcha, controlo da inflamação, aumento da amplitude do ângulo articular, input sensorial, melhoria do equilíbrio e proprioceção, condicionamento cardiovascular, fortalecimento articular e perda de peso.​
Marcha em Passadeira Terrestre
Exercício terapêutico que consiste na execução de marcha numa passadeira terrestre, sendo possível regular a velocidade e inclinação, conforme for mais indicado.
​
Objetivos: Estimulação de um correto padrão de marcha e suporte de carga no(s) membro(s) afetado(s), da propriocepção, do equilíbrio e da coordenação, promoção do condicionamento cardiovascular e respiratório, aumento do tempo de suporte do membro afetado, fortalecimento muscular e perda de peso.
Outros Exercícios
Sustentação Assistida Passiva e Ativa
Marcha Assistida
Passeio à trela
Sentar/Levantar
Dar a pata
Exercícios em declive
Dança e Carrinho de Mão
Alteração de centro de gravidade
Passagem de obstáculos
Pinos/círculos​
Massagem Terapêutica
Manipulação de tecidos moles do corpo com o uso das mãos ou dispositivos auxiliadores. Existem vários tipos de massagens que serão selecionadas de acordo com os objetivos de tratamento que se pretende.
​
Objetivos: Alívio da dor, da tensão e do espasmo muscular, aumento do tónus muscular, promoção do relaxamento, diminuição de aderências, redução da inflamação e aumento do input sensorial.

Termoterapia
Aplicação de calor superficial ou de frio, sobre a área a tratar, com o objetivo comum de alívio da dor.
Calor Superficial
​
Utilização de calor como agente terapêutico, que penetra nos tecidos a uma profundidade de aproximadamente de 2 cm. Tem ação vasodilatadora, que promove analgesia, redução do espasmo muscular, aumento do metabolismo celular e da extensibilidade dos tecidos. ​
​
Crioterapia
​
Utilização de frio como agente terapêutico, com arrefecimento da pele e tecidos mais profundos através da remoção de calor do corpo. Tem ação vasoconstritora, que promove analgesia, redução de edema e de inflamação, diminuição da pressão nos nocioceptores, da condutividade nervosa e do espasmo muscular.





